Entrevistas

Corpo em movimento, vida em equilíbrio.

Mario Sergio Andrade Silva está à frente da RunFun, uma das principais assessorias esportivas do país. Nesta entrevista, ele conta como conquistar o bem-estar através da prática esportiva e o que é necessário para cruzar a linha de chegada com disposição e equilíbrio.

August 29, 2024
Ler mais

Mario Sergio Andrade Silva é fundador e proprietário de uma das mais respeitadas assessorias esportivas do Brasil e da América Latina, a RunFun. O empresário carioca tem uma trajetória interessante no esporte: educador físico, é ex-recordista dos 1.500 metros de nado livre, autor do livro Corra, consultor há 20 anos de programas wellness em empresas de todo o país e conta com 5 maratonas em seu currículo.

Com mais de 15 mil atletas treinados desde 1993 em São Paulo, Rio de Janeiro e Belo Horizonte, a RunFun faz um trabalho completo para quem deseja maior qualidade e evolução na prática de exercícios físicos.

Os programas atendem quem procura por corrida (de rua ou montanha), caminhada, ciclismo, mountain bike, triathlon e exercícios funcionais, praticados em grandes parques. Os profissionais da empresa acompanham de perto a evolução dos atletas, oferecendo treinos específicos e personalizados de acordo com cada objetivo.

E a sua missão é clara: se aproximar de pessoas que não nasceram no esporte, indivíduos comuns que precisam equilibrar os treinos e os exercícios diários com o trabalho, filhos e até mesmo driblar o sedentarismo. Por isso, o nome vai além da competitividade: se trata de perseguir objetivos e comemorar conquistas sem esquecer da diversão.

E aqui ele conta mais sobre como podemos incorporar a atividade física na rotina para viver com mais plenitude e equilíbrio, especialmente quando falamos de atividades realizadas ao ar livre e em meio à natureza.

Você é fundador da RunFun, a maior assessoria esportiva do Brasil, e oferece treinamentos em vários esportes. Quais as vantagens de se investir em uma assessoria esportiva?

A principal vantagem a meu ver são duas. Primeiro, ter um acompanhamento de profissionais que conhecem sobre o assunto e, com isso, ter uma evolução saudável, ou seja, melhorar sem se machucar e seguindo os preceitos da fisiologia do exercício que é uma ciência e por ter muito estudo, funciona e dá resultado. O segundo motivo é a possibilidade de treinar em grupo, o que é bem mais motivador, além de possibilitar conhecer pessoas e fazer novas amizades.

Quais os principais benefícios para a saúde física em praticar esportes regularmente?

São vários benefícios: alguns físicos como melhora da capacidade cardiovascular, aumento da irrigação dos ossos e por consequência diminuição dos riscos de osteopenia e osteoporose, melhora da força dos membros inferiores, perda, manutenção ou ganho de peso (dependendo do objetivo do praticante), normalização da pressão arterial e diminuição dos riscos de problemas cardíacos, entre outros. No aspecto psicológico, melhora da autoestima, aumento do bem-estar, melhora do humor, aumento da disposição e diminuição da ansiedade e depressão. Fazer esportes de maneira orientada é o melhor e mais barato ‘’remédio” que existe.

De que forma a prática de esportes pela manhã influencia a disposição e rotina?

Através da prática de esportes há o aumento de alguns hormônios, como dopamina, noradrenalina e endorfina, ou seja, essa regulação hormonal traz benefícios rapidamente sentidos pelos praticantes. Por mais mal-humorada que uma pessoa acorde, após a prática de atividade física, são notórios o bem-estar e a disposição, além da melhora do humor.

Como a prática esportiva impacta a saúde mental e colabora para o equilíbrio emocional?

Os hormônios são grandes reguladores da saúde mental e do equilíbrio. Além disso, o fato de estar fazendo algo para você e não para os outros sempre traz uma sensação boa e por consequência um equilíbrio emocional. Também está provado que a maioria das pessoas que começa a treinar com regularidade tende também a melhorar sua alimentação, hidratação e sono: fatores fundamentais para o bem-estar e uma saúde mental plena.

Com que frequência alguém deve se exercitar para ter mais qualidade de vida? E quais as atividades mais indicadas?

O nosso corpo é igual há milhares de anos e foi concebido para estar em movimento. Nossos antepassados tinham que caçar, correr para não virar caça e procurar novos locais com mais abundância de alimentos, ou seja, nos movimentávamos muito. Com isso em mente, fica mais fácil entender porque exercícios orientados devem ser feitos pelo menos 3 vezes por semana (lembrando que a semana não vai de segunda a sexta-feira e sim até domingo) e pelo menos 30 minutos em intensidade leve ou moderada. Andar, pedalar, passear, subir e descer escadas, arrumar a casa: quanto mais em movimento, mais saudável podemos ficar e ter mais qualidade de vida. Outro ponto fundamental é a alimentação. Evite alimentos que não trazem benefícios e troque por aqueles mais saudáveis, hidrate-se mais e durma melhor. Essa é a equação para termos mais qualidade de vida.

A RunFun oferece treinos em espaços ao ar livre, como o Parque Ibirapuera. De que forma o contato com a natureza influencia no exercício físico?

É provado através de alguns estudos - entre eles um feito no Japão - que estar na natureza traz benefícios imensos para a pessoa, além disso ver o dia amanhecer e poder apreciar árvores, flores e sentir isso é algo maravilhoso. Além de treinar nos parques, procure escapar nos fins de semana para lugares com muita natureza. O seu corpo vai agradecer.

O que você enxerga em comum entre seus alunos que alcançam as metas propostas e superam seus objetivos?

É fundamental colocarmos objetivos factíveis e de curto, médio e longo prazo e entender que ninguém ou pouquíssimas pessoas acordam prontas e felizes para treinar, isso é coisa de filme. Todos temos dentro da nossa cabeça um cérebro treinado para não gastar energia. Há milhares de anos nos movimentávamos por necessidade e, quando as necessidades básicas ficaram mais fáceis de serem alcançadas, o ser humano passou a se mexer menos. Entendendo isso, não caia na armadilha de esperar dar um “clique” para começar a se animar. Primeiro vá treinar e depois o ânimo com certeza virá. Disciplina é fundamental em tudo.

Você oferece treinamento tanto para atletas quanto para pessoas que querem começar do zero. Qual conselho daria para quem é sedentário e quer começar a se mexer? Como incluir exercícios físicos na rotina?

Como diz aquela frase de Buda ‘’Uma grande caminhada começa com um simples passo’’, comece mesmo com 5, 10 ou 15 minutos. Tente se mexer mais: a cada hora sentado, levante e fique em pé por 6 minutos ou dê 200 passos. Lembre-se: é melhor 10 minutos que nenhum. Não espere resultados rápidos e, por fim, procure a orientação de um profissional de educação física experiente, assim tudo fica mais fácil e o resultado aparecerá.

MARIO SERGIO ANDRADE SILVA É EDUCADOR FÍSICO E EMPRESÁRIO

Desde 1999, Mario Sergio está à frente de uma outra empreitada, a Associação Esporte Solidário (AESFUN). Este projeto nasceu quando crianças de comunidades adjacentes começaram a aparecer para tomar conta dos carros em um dos locais de treinamento da RunFun. Hoje a AESFUN trabalha com mais de 240 crianças e jovens da Zona Oeste de São Paulo, oferecendo atividades esportivas educacionais, além de cursos profissionalizantes. A missão da ONG é mostrar como o esporte tem o poder transformador para o desenvolvimento humano, promovendo assistência e saúde, incentivando a educação formal e o acesso à cultura.